Proporcionalidade Direta
Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF06MA11.
Esta sequência didática é essencial para a compreensão da proporcionalidade direta, um conceito matemático fundamental que se aplica em diversas áreas do conhecimento e na vida cotidiana. Ao introduzir este conceito de forma teórica e prática, a sequência facilita a fixação do conteúdo e torna o aprendizado mais significativo e contextualizado.
Conteúdo: Explorando o Conceito de Proporcionalidade Direta
Habilidade BNCC: EF06MA11 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade direta em diferentes contextos, inclusive no uso de tecnologias digitais.
Objetivo Geral: Introduzir o conceito de proporcionalidade direta e sua aplicação em situações-problema.
Objetivos Específicos: Compreender a relação entre duas grandezas diretamente proporcionais;
Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta.
Conteúdos: Conceito de proporcionalidade direta; Resolução de problemas envolvendo essa relação.
Metodologia: Aula expositiva com exemplos práticos; Apresentação de problemas que envolvam proporcionalidade direta.
Recursos: Quadro, lápis, caderno.
Conteúdo: Atividade de Campo – Confecção de Objetos Indígenas
Habilidade BNCC: EF06MA11 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade direta em diferentes contextos, inclusive no uso de tecnologias digitais.
Objetivo Geral: Vivenciar na prática a proporcionalidade direta na confecção de objetos indígenas.
Objetivos Específicos: Aplicar o conceito de proporcionalidade direta na confecção de objetos;
Relacionar a quantidade de matéria-prima utilizada com a quantidade de produtos finais.
Conteúdos: Aplicação prática da proporcionalidade direta na fabricação de objetos; Relação entre grandezas diretamente proporcionais.
Metodologia: Atividade prática de confecção de objetos indígenas; Observação e análise da proporcionalidade entre as diferentes partes dos objetos.
Recursos: Madeira, ferramentas de corte, trenas, materiais para confecção dos objetos.
Conteúdo: Atividades de Fixação
Habilidade BNCC: EF06MA11 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade direta em diferentes contextos, inclusive no uso de tecnologias digitais.
Objetivo Geral: Consolidar o aprendizado sobre proporcionalidade direta por meio de exercícios de fixação.
Objetivos Específicos: Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta; Aplicar o conhecimento adquirido nas aulas anteriores.
Conteúdos: Resolução de problemas envolvendo proporcionalidade direta; Elaboração de sentenças algébricas para expressar a relação entre as grandezas.
Metodologia: Resolução de exercícios em sala de aula; Discussão sobre diferentes estratégias de resolução.
Recursos: Caderno, quadro, lápis.