Ângulos por meio de grafismo indígena em vasos
Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF04MA20, EF05MA19, EF05MA20
Esses planos de aula permitem uma abordagem progressiva para o reconhecimento, determinação, e classificação de ângulos utilizando o grafismo indígena em vasos, de acordo com os objetivos gerais e específicos da sequência didática fornecida.
Conteúdo: Introdução ao Conceito de Ângulos e Sua Importância
Habilidade BNCC: EF04MA20 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou abertura entre duas semirretas que se encontram em um ponto comum (vértice), identificar e comparar ângulos de mesma medida, desenhar ângulos com uso de transferidor.
Objetivo Geral: Reconhecer ângulos em diferentes contextos e situações reais.
Objetivos Específicos: Apresentar o conceito de ângulo e sua importância na matemática e na vida cotidiana;
Mostrar exemplos de objetos que possuem ângulos e pinturas em vasos.
Conteúdos: Conceito de ângulo; Importância dos ângulos na matemática e no cotidiano.
Metodologia: Aula expositiva e dialogada; Apresentação de exemplos de ângulos em objetos e pinturas em vasos.
Recursos: Quadro, exemplos de objetos, imagens de pinturas em vasos.
Conteúdo: Introdução às Unidades de Medida de Ângulos e Utilização das Pinturas em Vasos
Habilidade BNCC: EF05MA19 – Reconhecer e utilizar as unidades padrão de medida de ângulos, como o grau, e identificar ângulos retos, agudos e obtusos em figuras geométricas e em objetos do cotidiano.
Objetivo Geral: Determinar ângulos e medidas usando pintura indígena em vasos.
Objetivos Específicos: Introduzir as unidades de medida de ângulos;
Apresentar as pinturas como ferramenta para trabalhar ângulos.
Conteúdos: Unidades de medida de ângulos;
Utilização das pinturas em vasos para identificação e medição de ângulos.
Metodologia: Aula expositiva sobre unidades de medida de ângulos; Demonstração prática da utilidade das pinturas em vasos para trabalhar ângulos.
Recursos: Vasos, tintas, compasso, régua, quadro.
Conteúdo: Identificação e Classificação de Ângulos em Pinturas Indígenas
Habilidade BNCC: EF05MA20 – Identificar e classificar ângulos como retos, agudos e obtusos em diferentes contextos, incluindo obras de arte, objetos do cotidiano e elementos da natureza.
Objetivo Geral: Classificar ângulos em seus tipos e medidas.
Objetivos Específicos: Identificar tipos de ângulos em pinturas indígenas;
Propor atividades de pintura em vasos com diferentes tipos de ângulos.
Conteúdos: Classificação de ângulos em retos, agudos e obtusos;
Atividade prática de identificação e pintura de ângulos em vasos.
Metodologia: Apresentação de vasos com pinturas indígenas para identificação de tipos de ângulos; Atividade prática de pintura em vasos com diferentes tipos de ângulos.
Recursos: Vasos, tintas, quadro, lápis, caderno.