Geometria-9°Ano

Polígonos por meio da pintura corporal e artesanato

Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas

Habilidades da BNCC contempladas: EF06MA20, EF06MA21.

Estudar essa sequência didática não apenas fortalece o entendimento dos conceitos matemáticos, mas também amplia a visão dos alunos sobre a presença e significado dos polígonos em diferentes contextos culturais, contribuindo para uma educação mais ampla e inclusiva.

Conteúdo:  Introdução aos Polígonos

Habilidade BNCC: EF06MA20 – Identificar, descrever e classificar figuras planas e espaciais, relacionando-as com seu ambiente físico e cultural.

Objetivo Geral: Introduzir o conceito de polígonos regulares em diferentes contextos.

Objetivos Específicos: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas; Instigar a observação das características dos polígonos.

Conteúdos: Conceito de polígonos regulares; Características dos polígonos.

Metodologia: Aula expositiva e participativa; Exemplos para melhor compreensão; Estímulo à observação dos polígonos no cotidiano.

Recursos:  Lousa, giz ou marcadores.

Conteúdo: Polígonos na Cultura Indígena

Habilidade BNCC: EF06MA21 – Identificar e descrever polígonos em diferentes contextos, compreendendo suas características e propriedades.

Objetivo Geral: Identificar polígonos nas pinturas corporais e no artesanato indígena.

Objetivos Específicos: Reconhecer polígonos regulares em diferentes contextos; 

Comparar e caracterizar polígonos em pinturas e utensílios.

Conteúdos: Presença de polígonos na cultura indígena; 

Confecção de pinturas corporais e utensílios com polígonos.

Metodologia: Discussão sobre a presença de polígonos na cultura indígena; Estímulo à criação de pinturas corporais e utensílios com polígonos.

Recursos: Materiais para pintura corporal e artesanato.

Conteúdo: Apresentação das Atividades

Habilidade BNCC: EF06MA21 – Identificar e descrever polígonos em diferentes contextos, compreendendo suas características e propriedades.

EF06MA23 – Reconhecer e utilizar as propriedades dos polígonos na resolução de problemas, inclusive em contextos culturais.

Objetivo Geral: Avaliar o domínio sobre o conceito de polígonos e a aplicação na cultura indígena.

Objetivos Específicos:  Apresentar os trabalhos realizados pelas equipes; 

Avaliar a compreensão e criatividade na representação dos polígonos.

Conteúdos: Apresentação dos trabalhos com polígonos; 

Avaliação da aplicação do conceito.

Metodologia: Apresentação dos trabalhos em equipe; Discussão sobre a representação dos polígonos.

Recursos: Espaço para apresentações, materiais confeccionados pelas equipes.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.