Polígonos por meio da pintura corporal e artesanato
Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF06MA20, EF06MA21.
Estudar essa sequência didática não apenas fortalece o entendimento dos conceitos matemáticos, mas também amplia a visão dos alunos sobre a presença e significado dos polígonos em diferentes contextos culturais, contribuindo para uma educação mais ampla e inclusiva.
Conteúdo: Introdução aos Polígonos
Habilidade BNCC: EF06MA20 – Identificar, descrever e classificar figuras planas e espaciais, relacionando-as com seu ambiente físico e cultural.
Objetivo Geral: Introduzir o conceito de polígonos regulares em diferentes contextos.
Objetivos Específicos: Resgatar o conhecimento sobre figuras planas; Instigar a observação das características dos polígonos.
Conteúdos: Conceito de polígonos regulares; Características dos polígonos.
Metodologia: Aula expositiva e participativa; Exemplos para melhor compreensão; Estímulo à observação dos polígonos no cotidiano.
Recursos: Lousa, giz ou marcadores.
Conteúdo: Polígonos na Cultura Indígena
Habilidade BNCC: EF06MA21 – Identificar e descrever polígonos em diferentes contextos, compreendendo suas características e propriedades.
Objetivo Geral: Identificar polígonos nas pinturas corporais e no artesanato indígena.
Objetivos Específicos: Reconhecer polígonos regulares em diferentes contextos;
Comparar e caracterizar polígonos em pinturas e utensílios.
Conteúdos: Presença de polígonos na cultura indígena;
Confecção de pinturas corporais e utensílios com polígonos.
Metodologia: Discussão sobre a presença de polígonos na cultura indígena; Estímulo à criação de pinturas corporais e utensílios com polígonos.
Recursos: Materiais para pintura corporal e artesanato.
Conteúdo: Apresentação das Atividades
Habilidade BNCC: EF06MA21 – Identificar e descrever polígonos em diferentes contextos, compreendendo suas características e propriedades.
EF06MA23 – Reconhecer e utilizar as propriedades dos polígonos na resolução de problemas, inclusive em contextos culturais.
Objetivo Geral: Avaliar o domínio sobre o conceito de polígonos e a aplicação na cultura indígena.
Objetivos Específicos: Apresentar os trabalhos realizados pelas equipes;
Avaliar a compreensão e criatividade na representação dos polígonos.
Conteúdos: Apresentação dos trabalhos com polígonos;
Avaliação da aplicação do conceito.
Metodologia: Apresentação dos trabalhos em equipe; Discussão sobre a representação dos polígonos.
Recursos: Espaço para apresentações, materiais confeccionados pelas equipes.