Probabilidade e Estatistica-9°ano

Estatística Descritiva

Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas

Habilidades da BNCC contempladas: EF09MA19, EF09MA20, EF09MA21, EF09MA22.

Essa sequência didática capacita os alunos a compreenderem e aplicarem os conceitos de estatística descritiva em contextos diversos, desenvolvendo habilidades essenciais para a interpretação e análise de informações estatísticas no mundo real.

Conteúdo:  Conceitos Básicos de Estatística Descritiva

Habilidade BNCC: EF09MA19 – Calcular e interpretar medidas de tendência central (média aritmética simples, moda e mediana) em contextos diversos.

Objetivo Geral: Introduzir os conceitos fundamentais de estatística descritiva: média, mediana e moda.

Objetivos Específicos: Apresentar e explicar os conceitos de média, mediana e moda; Demonstrar como esses conceitos são aplicados na análise de conjuntos de dados.

Conteúdos: Média, mediana, moda.

Metodologia: Aula expositiva para apresentação dos conceitos; Exemplos práticos para ilustrar a aplicação dos conceitos; Espaço para dúvidas e questionamentos dos alunos.

Recursos: Quadro, giz ou marcadores.

Conteúdo: Atividade de Pesquisa e Construção de Gráficos

Habilidade BNCC: EF09MA20 – Coletar, organizar e representar dados em gráficos de barras, de colunas, de linhas e setores, tabelas simples e de dupla entrada.

EF09MA21 – Interpretar e resolver problemas utilizando gráficos e tabelas, reconhecendo os diferentes tipos de gráficos e a relação entre dados e representações.

Objetivo Geral: Aplicar os conceitos de estatística descritiva em uma atividade prática de pesquisa e construção de gráficos.

Objetivos Específicos: Coletar dados sobre idade e atividades de pessoas mais antigas na comunidade; 

Construir gráficos para representar esses dados; 

Calcular média, mediana e moda dos conjuntos de dados.

Conteúdos: Coleta de dados, construção de gráficos, cálculo de média, mediana e moda.

Metodologia: Realização da atividade de pesquisa em campo; Organização dos dados coletados; Construção de gráficos a partir dos dados; Cálculo dos valores de média, mediana e moda.

Recursos: Folhas de papel A4, lápis, acesso aos participantes da pesquisa.

Conteúdo:  Análise dos Gráficos e Cálculo das Medidas Descritivas

Habilidade BNCC: EF09MA22 – Analisar e interpretar dados, gráficos e tabelas, identificando padrões e tendências, comparando e contrastando diferentes representações.

EF09MA19 – Calcular e interpretar medidas de tendência central (média aritmética simples, moda e mediana) em contextos diversos.

Objetivo Geral: Analisar os gráficos construídos e calcular as medidas descritivas associadas aos conjuntos de dados.

Objetivos Específicos: Interpretar os gráficos construídos; 

Calcular a média, mediana e moda dos conjuntos de dados coletados; 

Comparar as medidas descritivas.

Conteúdos: Análise de gráficos, cálculo de medidas descritivas.

Metodologia: Apresentação dos gráficos construídos; Discussão sobre os padrões observados nos dados; Cálculo das medidas descritivas; Comparação das medidas obtidas.

Recursos: Quadro, lápis, apagador, gráficos construídos.

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