Explorando Grandezas e Medidas na Cultura Xucuru Kariri
Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF03MA05, EF05MA21, EF03MA20, EF05MA21.
Estudar essa sequência didática é crucial para promover uma compreensão mais profunda da cultura Xucuru Kariri e sua relação intrínseca com as grandezas e medidas, além de proporcionar uma integração significativa entre os conceitos matemáticos e práticas cotidianas indígenas. Dividida em quatro aulas, cada uma com objetivos específicos e metodologias adequadas, essa sequência oferece uma oportunidade única de explorar aspectos culturais e matemáticos de forma interdisciplinar.
Conteúdo: Aula Inaugural – Introdução à Cultura Xucuru Kariri
Habilidade BNCC: EF03MA05 – Resolver e elaborar problemas de contagem e cálculo, utilizando diferentes estratégias de cálculo mental e escrito, como decomposição ou composição de quantidades, estimativas e uso de propriedades das operações.
Objetivo Geral: Apresentar a cultura Xucuru Kariri, destacando sua relação com grandezas e medidas, promovendo uma compreensão inicial sobre o tema.
Objetivos Específicos: Apresentar os principais aspectos da cultura Xucuru Kariri; Identificar exemplos de grandezas e medidas presentes na cultura indígena;
Iniciar a reflexão sobre a importância das medidas no cotidiano.
Metodologia: Apresentação expositiva utilizando recursos audiovisuais (fotos, vídeos).
Roda de conversa para discutir a presença de grandezas e medidas na cultura Xucuru Kariri.
Conteúdo: História, costumes, tradições e relação com o meio ambiente da cultura Xucuru Kariri;
Exemplos de grandezas e medidas presentes na construção de casas, na produção de artesanato e na agricultura.
Recursos Utilizados: Material audiovisual sobre a cultura Xucuru Kariri;
Quadro ou apresentação de slides;
Fotos e vídeos ilustrativos.
Conteúdo: Grandezas e Medidas na Construção de Artesanato
Habilidade BNCC: EF05MA21 – Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo de perímetro, área e volume de figuras planas e espaciais, relacionando-os com situações cotidianas.
Objetivo Geral: Explorar as técnicas de medição e proporção utilizadas na confecção de artesanato pelos Xucuru Kariri.
Objetivos Específicos: Identificar as técnicas de medição e proporção no artesanato indígena;
Aplicar conceitos de grandezas e medidas na confecção de peças artesanais;
Realizar atividades práticas de medição e cálculo de proporções.
Metodologia: Demonstração prática das técnicas de medição e proporção.
Atividades práticas de medição e cálculo de proporções utilizando materiais semelhantes aos utilizados pelos Xucuru Kariri.
Conteúdo:Técnicas de medição e proporção na confecção de cestaria e tecelagem;
Atividades práticas de medição e cálculo de proporções.
Recursos Utilizados: Materiais para atividades práticas de artesanato (palha, tecido, cordas);
Régua, fita métrica e outros instrumentos de medição.
Conteúdo: Medidas na Agricultura Indígena
Habilidade BNCC: EF03MA20 – Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo de áreas de figuras planas (quadriláteros em geral, triângulos e circunferências), descrevendo o processo de obtenção do resultado.
Objetivo Geral: Apresentar as práticas agrícolas dos Xucuru Kariri, destacando o uso de medidas no plantio, cultivo e colheita de alimentos.
Objetivos Específicos: Identificar as medidas utilizadas na agricultura indígena;
Aplicar técnicas de estimativa de áreas de plantio e cálculo de volumes;
Relacionar as medidas agrícolas com os conceitos matemáticos de grandezas e medidas.
Metodologia: Apresentação das práticas agrícolas dos Xucuru Kariri.
Atividades práticas de estimativa de áreas de plantio e cálculo de volumes.
Conteúdo: Uso de medidas no plantio, cultivo e colheita de alimentos;
Atividades práticas de estimativa de áreas de plantio e cálculo de volumes.
Recursos Utilizados: Materiais para atividades práticas de agricultura (sementes, terra, recipientes);
Régua, fita métrica e outros instrumentos de medição.
Conteúdo: Geometria e Espaço na Arquitetura Indígena
Habilidade BNCC: EF05MA21 – Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo de perímetro, área e volume de figuras planas e espaciais, relacionando-os com situações cotidianas.
Objetivo Geral: Explorar a geometria e as medidas presentes na arquitetura das habitações indígenas.
Objetivos Específicos: Identificar os elementos geométricos presentes na arquitetura indígena;
Aplicar conceitos de medidas na construção de maquetes de habitações indígenas;
Relacionar as medidas arquitetônicas com os conceitos matemáticos de grandezas e medidas.
Metodologia: Apresentação dos elementos geométricos presentes na arquitetura indígena.
Atividades práticas de construção de maquetes de habitações indígenas.
Conteúdo: Elementos geométricos presentes na arquitetura das habitações indígenas;
Atividades práticas de construção de maquetes de habitações indígenas.
Recursos: Materiais para construção de maquetes (papelão, palitos de picolé, cola). Régua, compasso e outros instrumentos de medição.