Explorando Números na Cultura Xucuru Kariri
Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF08MA10, EF08MA17, EF08MA16, EF08MA15.
Esta sequência didática é essencial para os alunos não apenas compreenderem os conceitos matemáticos, mas também para desenvolverem uma apreciação mais ampla e contextualizada da cultura Xucuru Kariri. Dividida em quatro aulas, cada uma aborda aspectos específicos que promovem uma conexão entre os números e as práticas cotidianas dessa comunidade indígena.
Conteúdo: Introdução à Cultura Xucuru Kariri e Números
Habilidade BNCC: EF08MA10 – Identificar números inteiros e racionais em sua forma decimal.
Objetivo Geral: Apresentar a cultura Xucuru Kariri e estabelecer a conexão entre elementos do cotidiano indígena e os números.
Objetivos Específicos: Reconhecer a presença de números e operações matemáticas na cultura Xucuru Kariri;
Compreender a importância dos números nas atividades cotidianas dos Xucuru Kariri.
Metodologia: Exposição dialogada utilizando material audiovisual sobre a cultura indígena.
Conteúdo: Apresentação da cultura Xucuru Kariri, destacando exemplos de uso de números e operações matemáticas no cotidiano.
Recursos: Material audiovisual, fotos, vídeos.
Conteúdo: Contagem e Numeração na Cultura Xucuru Kariri
Habilidade BNCC: EF08MA17 – Comparar e ordenar números inteiros e racionais em diferentes formas de representação.
Objetivo Geral: Explorar as técnicas de contagem e numeração utilizadas pelos Xucuru Kariri.
Objetivos Específicos: Identificar os sistemas de numeração indígenas
Comparar os sistemas de numeração indígenas com o sistema decimal.
Metodologia: Atividade prática de contagem de objetos e representação numérica.
Conteúdo: Apresentação dos sistemas de numeração indígenas.
Comparação entre os sistemas de numeração indígenas e o sistema decimal.
Recursos: Materiais para contagem (sementes, pedras), quadro ou papel para representação numérica.
Conteúdo: Operações Matemáticas no Cotidiano Xucuru Kariri
Habilidade BNCC: EF08MA16 – Resolver e elaborar problemas que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros e racionais, em diferentes contextos, como o financeiro.
Objetivo Geral: Apresentar situações práticas na cultura Xucuru Kariri que envolvem operações matemáticas.
Objetivos Específicos: Resolver problemas práticos utilizando adição, subtração, multiplicação e divisão;
Compreender o uso das operações matemáticas nas atividades cotidianas dos Xucuru Kariri.
Metodologia: Resolução de problemas práticos em grupos.
Conteúdo: Exemplos de operações matemáticas em atividades cotidianas dos Xucuru Kariri.
Recursos: Problemas impressos ou projetados, material para escrita.
Conteúdo: Frações e Decimais na Vida Xucuru Kariri
Habilidade BNCC: EF08MA15 – Reconhecer e utilizar frações e números decimais como representação de partes de um todo, de divisão de inteiros, de medidas de grandezas e em outros contextos.
Objetivo Geral: Discutir o uso de frações e decimais na cultura Xucuru Kariri.
Objetivos Específicos: Aplicar frações e decimais em contextos Xucuru Kariri (porções de alimentos, medições);
Compreender a importância das frações e decimais nas atividades cotidianas dos Xucuru Kariri.
Metodologia: Atividades práticas de representação e operações com frações e decimais.
Conteúdo: Aplicação de frações e decimais em contextos Xucuru Kariri.
Recursos: Material concreto para representação de frações e decimais, quadro ou papel para registros.