Explorando os Números no Cotidiano Indígena
Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF05MA05, EF03MA11, EF03MA22, EF05MA19.
Essa sequência didática aborda a introdução à cultura indígena de maneira interdisciplinar, integrando conceitos matemáticos com aspectos culturais. Em um tempo programado de 4 aulas, os alunos são conduzidos a explorar não apenas a diversidade cultural dos povos indígenas, mas também a presença e o uso dos números e operações matemáticas em suas práticas cotidianas.
Conteúdo: Introdução à Cultura Indígena
Habilidade BNCC: EF05MA05- Utilizar conceitos e procedimentos das operações com números naturais em situações de cálculo mental, algoritmo e resolução de problemas.
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos a cultura indígena e destacar a presença e o uso dos números e operações matemáticas em suas práticas cotidianas.
Objetivos Específicos: Familiarizar os alunos com a diversidade cultural dos povos indígena;
Identificar exemplos de utilização de números e operações matemáticas na cultura indígena;
Refletir sobre a importância da matemática nas práticas cotidianas dos povos indígenas.
Metodologia: Apresentação dialogada sobre a cultura indígena, utilizando imagens, vídeos e relatos;
Discussão em grupo sobre situações cotidianas indígenas que envolvem números e operações matemáticas;
Exposição de exemplos concretos, como técnicas de contagem e medidas utilizadas pelos povos indígenas.
Conteúdo: Características gerais da cultura indígena;
Exemplos de uso de números e operações matemáticas na vida cotidiana indígena.
Recursos: Imagens e vídeos sobre a cultura indígena.
Quadro ou apresentação de slides, materiais concretos para exemplificar técnicas de contagem e medidas indígenas.
Conteúdo: Contagem e Numeração na Cultura Indígena
Habilidade BNCC: EF03MA11 – Compreender a ideia de base de um sistema de numeração, relacionando-a com agrupamentos e trocas em contextos de contagem e registros.
Objetivo Geral: Explorar técnicas de contagem e numeração utilizadas por diferentes povos indígenas.
Objetivos Específicos: Compreender os diferentes sistemas de numeração indígenas;
Comparar os sistemas numéricos indígenas com o sistema decimal convencional.
Metodologia: Exposição sobre diferentes técnicas de contagem e numeração indígenas, como sistemas baseados em objetos, traços ou nós. Atividade prática de comparação entre sistemas numéricos indígenas e o sistema decimal convencional.
Discussão em grupo sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema.
Conteúdo: Diversidade de sistemas de numeração indígenas;
Comparação entre sistemas numéricos indígenas e o sistema decimal.
Recursos: Materiais concretos para exemplificar técnicas de contagem e numeração indígenas.
Quadro ou apresentação de slides.
Exemplos de sistemas numéricos indígenas.
Conteúdo: Operações Matemáticas no Cotidiano Indígena
Habilidade BNCC: EF03MA22 – Resolver e elaborar problemas com adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo situações de compra, venda e troca de mercadorias e serviços, considerando diferentes estratégias de cálculo, inclusive com o uso da calculadora.
Objetivo Geral: Apresentar situações do cotidiano indígena que envolvam operações matemáticas e resolver problemas práticos utilizando essas operações.
Objetivos Específicos: Identificar situações cotidianas indígenas que demandam operações matemáticas;
Aplicar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão em problemas práticos.
Metodologia: Exposição de situações cotidianas indígenas que demandam operações matemáticas, como a divisão de alimentos e a soma de recursos em uma troca. Resolução de problemas práticos em grupos, utilizando operações matemáticas. Discussão em grupo sobre as estratégias utilizadas e os resultados encontrados.
Conteúdo: Situações cotidianas indígenas que demandam operações matemáticas;
Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Recursos: Exemplos de situações cotidianas indígenas.
Quadro ou apresentação de slides.
Materiais para resolver problemas práticos.
Conteúdo: Frações e Decimais na Vida Indígena
Habilidade BNCC: EF05MA19 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a leitura, a escrita e a interpretação de números racionais na forma fracionária ou decimal, em contextos que incluam a ideia de frações como parte-todo, medida, quociente, operador e razão.
Objetivo Geral: Discutir o uso de frações e decimais na cultura indígena e realizar atividades práticas relacionadas a esses conceitos.
Objetivos Específicos: Identificar situações na vida indígena que envolvam frações e decimais;
Realizar operações com frações e decimais em contextos indígenas.
Metodologia: Discussão sobre o uso de frações e decimais na cultura indígena, como na divisão de alimentos e na medição de líquidos.
Atividades práticas de representação e operações com frações e decimais, utilizando exemplos da vida indígena.
Reflexão em grupo sobre a importância das frações e decimais nas práticas cotidianas indígenas.
Conteúdo: Uso de frações e decimais na cultura indígena;
Representação e operações com frações e decimais.
Recursos: Exemplos de situações cotidianas indígenas que envolvam frações e decimais;
Quadro ou apresentação de slides;
Materiais para realizar atividades práticas.