Algebra-9°ano

Explorando Álgebra na Cultura Xucuru Kariri

Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas

Habilidades da BNCC contempladas: EF09MA07, EF09MA08, EF09MA09, EF09MA10, EF09MA13.

Estudar essa sequência didática é essencial para os alunos compreenderem não apenas os conceitos matemáticos da álgebra, mas também para ampliarem sua percepção sobre a presença e importância desses conceitos na cultura Xucuru Kariri.

Conteúdo:  Introdução à Álgebra na Cultura Xucuru Kariri

Habilidade BNCC: EF09MA07 – Resolver e elaborar problemas com números racionais (números inteiros, fracionários e decimais) e com representações algébricas que envolvam as operações fundamentais, utilizando diferentes estratégias e formas de registro.

Objetivo Geral: Apresentar a cultura Xucuru Kariri e estabelecer a conexão entre elementos do cotidiano indígena e a álgebra.

Objetivo Específico: Demonstrar como os conceitos de álgebra podem ser aplicados na vida cotidiana dos Xucuru Kariri.

Metodologia: Exposição dialogada utilizando exemplos de situações cotidianas dos Xucuru Kariri.

Conteúdo: Apresentação da cultura Xucuru Kariri, com ênfase nos elementos que envolvem expressões algébricas no cotidiano.

Recursos: Material audiovisual, fotos, vídeos.

Conteúdo: Modelagem Algébrica na Produção Artesanal

Habilidade BNCC: EF09MA08 – Utilizar variáveis, expressões algébricas e equações para representar e resolver situações-problema, explorando regularidades e padrões.

Objetivo Geral: Explorar técnicas algébricas na produção artesanal dos Xucuru Kariri.

Objetivo Específico: Identificar padrões e regularidades na produção artesanal;

Aplicar expressões algébricas para representar padrões.

Metodologia: Análise de padrões e modelagem algébrica de padrões de tecelagem e cestaria.

Conteúdo: Identificação de padrões e regularidades na produção artesanal;

Aplicação de expressões algébricas para representar padrões.

Recursos: Materiais artesanais, quadro ou papel para representações.

Conteúdo: Resolução de Problemas Algébricos na Agricultura Xucuru Kariri

Habilidade BNCC: EF09MA09 – Resolver e elaborar problemas que envolvam equações de 1º grau, utilizando diferentes estratégias e formas de representação.

Objetivo Geral: Apresentar situações práticas na cultura Xucuru Kariri que envolvem problemas algébricos.

Objetivo Específico: Resolver problemas práticos utilizando equações e expressões algébricas.

Metodologia: Resolução de problemas práticos utilizando equações e expressões algébricas.

Conteúdo: Exemplos de problemas algébricos na agricultura e na distribuição de recursos;

Resolução de equações simples relacionadas a esses problemas.

Recursos: Problemas impressos ou projetados, material para escrita.

Conteúdo:  Equações e Inequações na Organização Social Xucuru Kariri

Habilidade BNCC: EF09MA10 – Utilizar inequações de 1º grau para representar situações-problema, e resolvê-las utilizando diferentes estratégias e formas de representação.

Objetivo Geral: Discutir o uso de equações e inequações na organização social dos Xucuru Kariri.

Objetivo Específico: Aplicar equações e inequações para representar situações de distribuição de recursos e organização comunitária.

Metodologia: Análise de situações sociais e modelagem com equações e inequações.

Conteúdo: Aplicação de equações e inequações para representar situações de distribuição de recursos, organização comunitária, entre outros.

Recursos: Quadro ou papel para representações, material para escrita.

Conteúdo: Projeto Final: Álgebra e Cultura Xucuru Kariri

Habilidade BNCC: EF09MA13 – Planejar e desenvolver projetos de investigação matemática, envolvendo a utilização de variáveis, equações e sistemas de equações, para resolver problemas em contextos sociais, científicos e culturais.

Objetivo Geral: Desenvolver projetos que relacionem conceitos algébricos com elementos da cultura Xucuru Kariri.

Objetivo Específico: Elaborar projetos que envolvam álgebra e a cultura Xucuru Kariri, demonstrando a aplicação prática dos conceitos estudados.

Metodologia: Divisão dos alunos em grupos para desenvolvimento dos projetos.

Conteúdo: Elaboração de projetos que envolvam álgebra e a cultura Xucuru Kariri, como análise de padrões de produção artesanal, resolução de problemas sociais utilizando equações, entre outros.

Recursos: Material de escrita, papel, acesso a informações sobre a cultura Xucuru Kariri.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.