Sequência Didática: Simetria das Formas Geométricas por Meio do Grafismo Indígena
Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF03MA10.
Esta sequência didática é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de reconhecer simetria em figuras geométricas, uma competência essencial no ensino fundamental. A simetria é um conceito matemático que aparece frequentemente na natureza, na arte e no design, tornando-se relevante para a compreensão do mundo ao nosso redor. Ao introduzir este conceito de forma teórica e prática, a sequência facilita a fixação do conteúdo e torna o aprendizado mais significativo.
Conteúdo: Introdução ao Conceito de Simetria
Habilidade BNCC: EF03MA10- Reconhecer figuras que possuem eixos de simetria e identificar esses eixos.
Objetivo Geral: Desenvolver a observação do aluno a fim de que ele consiga perceber a existência entre a semelhança e a diferença entre as formas geométricas e consiga determinar qual a figura apresentada.
Objetivos Específicos: Identificar a semelhança e a diferença entre as formas geométricas;
Identificar a forma geométrica trabalhada.
Conteúdos: Conceito de simetria;
Exemplos de figuras simétricas.
Metodologia: Aula expositiva e teórica;
Apresentação de exemplos de simetria em figuras geométricas.
Recursos: Quadro, lápis, caderno, datashow.
Conteúdo: Atividade de Campo com Jogos da Memória
Habilidade BNCC: EF03MA10- Reconhecer figuras que possuem eixos de simetria e identificar esses eixos.
Objetivo Geral: Desenvolver a observação do aluno a fim de que ele consiga perceber a existência entre a semelhança e a diferença entre as formas geométricas e consiga determinar qual a figura apresentada.
Objetivos Específicos: Identificar a semelhança e a diferença entre as formas geométricas;
Identificar a forma geométrica trabalhada.
Conteúdos: Atividade prática com grafismo indígena;
Identificação de figuras geométricas.
Metodologia: Desenvolvimento de uma atividade de campo utilizando jogos da memória com grafismo indígena;
Identificação das figuras apresentadas nos jogos.
Recursos: Jogo da memória com grafismo indígena, caderno, lápis.
Conteúdo: Exercícios de Fixação e Sanar Dúvidas
Habilidade BNCC: Habilidade BNCC: EF03MA10- Reconhecer figuras que possuem eixos de simetria e identificar esses eixos.
Objetivo Geral: Desenvolver a observação do aluno a fim de que ele consiga perceber a existência entre a semelhança e a diferença entre as formas geométricas e consiga determinar qual a figura apresentada.
Objetivos Específicos: Identificar a semelhança e a diferença entre as formas geométricas;
Identificar a forma geométrica trabalhada.
Conteúdos: Revisão e exercícios de fixação sobre simetria;
Sanar dúvidas dos alunos.
Metodologia: Exercícios práticos em sala de aula;
Discussão e esclarecimento de dúvidas.
Recursos: Quadro, lápis, caderno.