Geometria-7º ano

Sequência Didática: Simetria das Formas Geométricas por Meio do Grafismo Indígena

Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas

Habilidades da BNCC contempladas:  EF03MA10.

Esta sequência didática é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de reconhecer simetria em figuras geométricas, uma competência essencial no ensino fundamental. A simetria é um conceito matemático que aparece frequentemente na natureza, na arte e no design, tornando-se relevante para a compreensão do mundo ao nosso redor. Ao introduzir este conceito de forma teórica e prática, a sequência facilita a fixação do conteúdo e torna o aprendizado mais significativo.

Conteúdo: Introdução ao Conceito de Simetria

Habilidade BNCC: EF03MA10- Reconhecer figuras que possuem eixos de simetria e identificar esses eixos.

Objetivo Geral:  Desenvolver a observação do aluno a fim de que ele consiga perceber a existência entre a semelhança e a diferença entre as formas geométricas e consiga determinar qual a figura apresentada.

Objetivos Específicos: Identificar a semelhança e a diferença entre as formas geométricas;

Identificar a forma geométrica trabalhada.

Conteúdos: Conceito de simetria;

Exemplos de figuras simétricas.

Metodologia: Aula expositiva e teórica;

Apresentação de exemplos de simetria em figuras geométricas.

Recursos:  Quadro, lápis, caderno, datashow.

Conteúdo: Atividade de Campo com Jogos da Memória

Habilidade BNCC: EF03MA10- Reconhecer figuras que possuem eixos de simetria e identificar esses eixos.

Objetivo Geral:  Desenvolver a observação do aluno a fim de que ele consiga perceber a existência entre a semelhança e a diferença entre as formas geométricas e consiga determinar qual a figura apresentada.

Objetivos Específicos: Identificar a semelhança e a diferença entre as formas geométricas;

Identificar a forma geométrica trabalhada.

Conteúdos: Atividade prática com grafismo indígena;

Identificação de figuras geométricas.

Metodologia: Desenvolvimento de uma atividade de campo utilizando jogos da memória com grafismo indígena;

Identificação das figuras apresentadas nos jogos.

Recursos: Jogo da memória com grafismo indígena, caderno, lápis.

Conteúdo: Exercícios de Fixação e Sanar Dúvidas

Habilidade BNCC: Habilidade BNCC: EF03MA10- Reconhecer figuras que possuem eixos de simetria e identificar esses eixos.

Objetivo Geral: Desenvolver a observação do aluno a fim de que ele consiga perceber a existência entre a semelhança e a diferença entre as formas geométricas e consiga determinar qual a figura apresentada.

Objetivos Específicos: Identificar a semelhança e a diferença entre as formas geométricas;

Identificar a forma geométrica trabalhada.

Conteúdos: Revisão e exercícios de fixação sobre simetria;

Sanar dúvidas dos alunos.

Metodologia: Exercícios práticos em sala de aula;

Discussão e esclarecimento de dúvidas.

Recursos: Quadro, lápis, caderno.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.