Sequência didática- Números
Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF06MA05, EM13MAT304, EM13MAT304, EF06MA07.
Essa sequência didática visa proporcionar uma compreensão sólida dos números inteiros e suas aplicações, tanto teórica quanto prática, incluindo um foco na matemática financeira e nas vendas indígenas, culminando em uma atividade de campo que simula uma feira artesanal.
Conteúdo: Introdução aos Números Inteiros e sua Aplicação no Cotidiano
Habilidade BNCC: EF06MA05- Reconhecer, comparar e ordenar números inteiros, relacionando-os aos contextos significativos.
Objetivo Geral: Apresentar os conteúdos relacionados aos números inteiros e sua aplicação no cotidiano.
Objetivos Específicos: Familiarizar os alunos com os números inteiros;
Identificar contextos de utilização de números inteiros no dia a dia.
Conteúdos: Conceitos básicos de números inteiros;
Aplicações dos números inteiros no cotidiano.
Metodologia: Aula expositiva com exemplos práticos; Discussão em grupo para identificação de situações envolvendo números inteiros.
Recursos: Quadro, lápis, caderno.
Conteúdo: Associação com Matemática Financeira e Vendas Indígenas
Habilidade BNCC: EM13MAT304- Utilizar conhecimentos matemáticos para interpretar, analisar e resolver problemas financeiros, sociais e científicos, envolvendo a construção de argumentação e a produção de justificativas, com uso de diferentes recursos tecnológicos.
Objetivo Geral: Relacionar os números inteiros com a matemática financeira e as vendas indígenas.
Objetivos Específicos: Associar números inteiros com ganhos e perdas em transações comerciais;
Realizar operações de adição envolvendo números inteiros.
Conteúdos: Aplicação dos números inteiros em transações comerciais;
Adição de números inteiros.
Metodologia: Discussão sobre situações de compra e venda; Resolução de exercícios práticos.
Recursos: Reta numérica, quadro, lápis, caderno.
Conteúdo: Atividade de Campo na Feira Artesanal
Habilidade BNCC: EM13MAT304- Utilizar conhecimentos matemáticos para interpretar, analisar e resolver problemas financeiros, sociais e científicos, envolvendo a construção de argumentação e a produção de justificativas, com uso de diferentes recursos tecnológicos.
Objetivo Geral: Vivenciar na prática o conteúdo aprendido sobre números inteiros em uma feira artesanal simulada.
Objetivos Específicos: Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre números inteiros em uma atividade prática de compra e venda;
Reforçar a compreensão do conteúdo por meio da experiência direta.
Conteúdos: Aplicação dos números inteiros em situações reais;
Operações de adição e subtração com números inteiros.
Metodologia: Simulação de uma feira artesanal; Participação dos alunos como compradores e vendedores.
Recursos: Elementos indígenas para a feira de artesanato, como objetos de arte, alimentos fictícios, dinheiro fictício.
Conteúdo: Atividades de Fixação
Habilidade BNCC: EF06MA07- Utilizar conhecimentos sobre os números inteiros e as operações com eles para resolver problemas significativos e contextualizados.
Objetivo Geral: Consolidar o aprendizado sobre números inteiros por meio de atividades de fixação.
Objetivos Específicos: Resolver problemas envolvendo adições de números inteiros;
Aplicar estratégias pessoais na resolução de problemas.
Conteúdos: Fixação de adição de números inteiros;
Resolução de problemas contextualizados.
Metodologia: Resolução de exercícios em sala de aula; Discussão sobre diferentes estratégias de resolução.
Recursos: Quadro, lápis, caderno.