Números-7º ano

Sequência didática- Números

Tempo programado: A sequência didática prevista para 5 aulas

Habilidades da BNCC contempladas:  EF06MA05, EM13MAT304, EM13MAT304,  EF06MA07.

Essa sequência didática visa proporcionar uma compreensão sólida dos números inteiros e suas aplicações, tanto teórica quanto prática, incluindo um foco na matemática financeira e nas vendas indígenas, culminando em uma atividade de campo que simula uma feira artesanal.

Conteúdo: Introdução aos Números Inteiros e sua Aplicação no Cotidiano

Habilidade BNCC: EF06MA05- Reconhecer, comparar e ordenar números inteiros, relacionando-os aos contextos significativos.

Objetivo Geral: Apresentar os conteúdos relacionados aos números inteiros e sua aplicação no cotidiano.

Objetivos Específicos: Familiarizar os alunos com os números inteiros;

Identificar contextos de utilização de números inteiros no dia a dia.

Conteúdos: Conceitos básicos de números inteiros;

Aplicações dos números inteiros no cotidiano.

Metodologia: Aula expositiva com exemplos práticos; Discussão em grupo para identificação de situações envolvendo números inteiros.

Recursos: Quadro, lápis, caderno.

Conteúdo: Associação com Matemática Financeira e Vendas Indígenas

Habilidade BNCC: EM13MAT304- Utilizar conhecimentos matemáticos para interpretar, analisar e resolver problemas financeiros, sociais e científicos, envolvendo a construção de argumentação e a produção de justificativas, com uso de diferentes recursos tecnológicos.

Objetivo Geral: Relacionar os números inteiros com a matemática financeira e as vendas indígenas.

Objetivos Específicos: Associar números inteiros com ganhos e perdas em transações comerciais;

Realizar operações de adição envolvendo números inteiros.

Conteúdos: Aplicação dos números inteiros em transações comerciais;

Adição de números inteiros.

Metodologia: Discussão sobre situações de compra e venda; Resolução de exercícios práticos.

Recursos: Reta numérica, quadro, lápis, caderno.

Conteúdo: Atividade de Campo na Feira Artesanal

Habilidade BNCC: EM13MAT304- Utilizar conhecimentos matemáticos para interpretar, analisar e resolver problemas financeiros, sociais e científicos, envolvendo a construção de argumentação e a produção de justificativas, com uso de diferentes recursos tecnológicos.

Objetivo Geral: Vivenciar na prática o conteúdo aprendido sobre números inteiros em uma feira artesanal simulada.

Objetivos Específicos: Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre números inteiros em uma atividade prática de compra e venda;

Reforçar a compreensão do conteúdo por meio da experiência direta.

Conteúdos: Aplicação dos números inteiros em situações reais;

Operações de adição e subtração com números inteiros.

Metodologia: Simulação de uma feira artesanal; Participação dos alunos como compradores e vendedores.

Recursos: Elementos indígenas para a feira de artesanato, como objetos de arte, alimentos fictícios, dinheiro fictício.

Conteúdo: Atividades de Fixação

Habilidade BNCC: EF06MA07- Utilizar conhecimentos sobre os números inteiros e as operações com eles para resolver problemas significativos e contextualizados.

Objetivo Geral: Consolidar o aprendizado sobre números inteiros por meio de atividades de fixação.

Objetivos Específicos: Resolver problemas envolvendo adições de números inteiros;

Aplicar estratégias pessoais na resolução de problemas.

Conteúdos: Fixação de adição de números inteiros;

Resolução de problemas contextualizados.

Metodologia: Resolução de exercícios em sala de aula; Discussão sobre diferentes estratégias de resolução.

Recursos: Quadro, lápis, caderno.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.