Algebra-7º ano

Proporcionalidade Direta

Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas

Habilidades da BNCC contempladas: EF06MA11.

Esta sequência didática é essencial para a compreensão da proporcionalidade direta, um conceito matemático fundamental que se aplica em diversas áreas do conhecimento e na vida cotidiana. Ao introduzir este conceito de forma teórica e prática, a sequência facilita a fixação do conteúdo e torna o aprendizado mais significativo e contextualizado.

Conteúdo: Explorando o Conceito de Proporcionalidade Direta

Habilidade BNCC: EF06MA11 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade direta em diferentes contextos, inclusive no uso de tecnologias digitais.

Objetivo Geral: Introduzir o conceito de proporcionalidade direta e sua aplicação em situações-problema.

Objetivos Específicos: Compreender a relação entre duas grandezas diretamente proporcionais;

Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta.

Conteúdos: Conceito de proporcionalidade direta; Resolução de problemas envolvendo essa relação.

Metodologia: Aula expositiva com exemplos práticos; Apresentação de problemas que envolvam proporcionalidade direta.

Recursos: Quadro, lápis, caderno.

Conteúdo: Atividade de Campo – Confecção de Objetos Indígenas

Habilidade BNCC: EF06MA11 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade direta em diferentes contextos, inclusive no uso de tecnologias digitais.

Objetivo Geral: Vivenciar na prática a proporcionalidade direta na confecção de objetos indígenas.

Objetivos Específicos: Aplicar o conceito de proporcionalidade direta na confecção de objetos;

Relacionar a quantidade de matéria-prima utilizada com a quantidade de produtos finais.

Conteúdos: Aplicação prática da proporcionalidade direta na fabricação de objetos; Relação entre grandezas diretamente proporcionais.

Metodologia: Atividade prática de confecção de objetos indígenas; Observação e análise da proporcionalidade entre as diferentes partes dos objetos.

Recursos: Madeira, ferramentas de corte, trenas, materiais para confecção dos objetos.

Conteúdo: Atividades de Fixação

Habilidade BNCC: EF06MA11 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a ideia de proporcionalidade direta em diferentes contextos, inclusive no uso de tecnologias digitais.

Objetivo Geral: Consolidar o aprendizado sobre proporcionalidade direta por meio de exercícios de fixação.

Objetivos Específicos: Resolver problemas que envolvam proporcionalidade direta; Aplicar o conhecimento adquirido nas aulas anteriores.

Conteúdos: Resolução de problemas envolvendo proporcionalidade direta; Elaboração de sentenças algébricas para expressar a relação entre as grandezas.

Metodologia: Resolução de exercícios em sala de aula; Discussão sobre diferentes estratégias de resolução.

Recursos: Caderno, quadro, lápis.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.