Números- 6º ano

Números Naturais

Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas

Habilidades da BNCC contempladas: EF05MA05, EF03MA03, EF03MA22, EF02MA14, EF01MA16.

Esta sequência didática, planejada para ser realizada em quatro aulas, tem como objetivo principal desenvolver e consolidar o entendimento dos conceitos numéricos fundamentais entre os alunos do ensino fundamental. Ela abrange uma série de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo EF05MA05, EF03MA03, EF03MA22, EF02MA14 e EF01MA16. Essas habilidades são essenciais para garantir que os estudantes não apenas compreendam os números naturais e as operações básicas, mas também consigam aplicá-los em contextos práticos e significativos, especialmente relacionados ao cotidiano dos povos indígenas.

Conteúdo: Revisão e Introdução aos Números Naturais

Habilidade BNCC: EF03MA03 – Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem de milhar.

Objetivo Geral: Desenvolver o entendimento dos conceitos numéricos.

Objetivos Específicos: Consolidar o entendimento de números naturais;

Identificar e representar números naturais;

Introduzir as operações básicas (adição, subtração, multiplicação).

Conteúdos: Revisão de números naturais;

Identificação e representação de números naturais;

Introdução às operações básicas.

Metodologia: Aula expositiva; Apresentação das operações básicas e sua aplicação no cotidiano dos indígenas.

Recursos: Quadro, apagador, lápis.

Conteúdo:Relação das Operações com a Prática do Artesanato Indígena

Habilidade BNCC: EF03MA22- Resolver e elaborar problemas com adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo situações de compra, venda e troca de mercadorias e serviços, considerando diferentes estratégias de cálculo, inclusive com o uso da calculadora.

Objetivo Geral: Fortalecer as habilidades de cálculo e promover a aplicação prática dos conceitos numéricos.

Objetivos Específicos: Relacionar as operações matemáticas com a prática da comercialização dos artesanatos indígenas;

Identificar a relação da matemática financeira na vida cotidiana dos indígenas.

Conteúdos: Relação das operações matemáticas com o artesanato indígena; Matemática financeira na comercialização dos produtos.

Metodologia: Apresentação mais detalhada das relações das operações com o artesanato; Discussão sobre a importância da matemática financeira na vida cotidiana.

Recursos: Quadro, apagador, datashow.

Conteúdo: Atividades de Fixação

Habilidade BNCC: EF02MA14- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, envolvendo diferentes significados das operações, utilizando estratégias e registros pessoais.

Objetivo Geral: Consolidar o entendimento dos conceitos numéricos por meio de atividades práticas.

Objetivos Específicos: Realizar atividades de fixação relacionadas às operações básicas e à vida cotidiana dos indígenas.

Conteúdos: Exercícios de fixação sobre números naturais e operações básicas; Aplicação prática dos conceitos em situações do cotidiano dos indígenas.

Metodologia: Realização de atividades práticas voltadas para a vida cotidiana dos alunos na aldeia.

Recursos: Quadro, apagador, lápis.

Conteúdo: Revisão e Encerramento

Habilidade BNCC: EF01MA16- Resolver e elaborar problemas envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como o cálculo mental e a decomposição, e recursos como materiais manipuláveis e desenhos.

Objetivo Geral: Revisar os conceitos abordados e encerrar a sequência didática.

Objetivos Específicos: Revisar os conceitos de números naturais, identificação, representação, comparação, ordenação e operações básicas;

Encerrar a sequência didática com uma recapitulação dos aprendizados.

Conteúdos: Revisão dos conceitos abordados ao longo das aulas.

Metodologia: Recapitulação dos conceitos aprendidos; Discussão sobre a importância dos conceitos numéricos na vida cotidiana.

Recursos: Quadro, apagador, lápis.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.