Números Naturais
Tempo programado: A sequência didática prevista para 4 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF05MA05, EF03MA03, EF03MA22, EF02MA14, EF01MA16.
Esta sequência didática, planejada para ser realizada em quatro aulas, tem como objetivo principal desenvolver e consolidar o entendimento dos conceitos numéricos fundamentais entre os alunos do ensino fundamental. Ela abrange uma série de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo EF05MA05, EF03MA03, EF03MA22, EF02MA14 e EF01MA16. Essas habilidades são essenciais para garantir que os estudantes não apenas compreendam os números naturais e as operações básicas, mas também consigam aplicá-los em contextos práticos e significativos, especialmente relacionados ao cotidiano dos povos indígenas.
Conteúdo: Revisão e Introdução aos Números Naturais
Habilidade BNCC: EF03MA03 – Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem de milhar.
Objetivo Geral: Desenvolver o entendimento dos conceitos numéricos.
Objetivos Específicos: Consolidar o entendimento de números naturais;
Identificar e representar números naturais;
Introduzir as operações básicas (adição, subtração, multiplicação).
Conteúdos: Revisão de números naturais;
Identificação e representação de números naturais;
Introdução às operações básicas.
Metodologia: Aula expositiva; Apresentação das operações básicas e sua aplicação no cotidiano dos indígenas.
Recursos: Quadro, apagador, lápis.
Conteúdo:Relação das Operações com a Prática do Artesanato Indígena
Habilidade BNCC: EF03MA22- Resolver e elaborar problemas com adição, subtração, multiplicação e divisão, envolvendo situações de compra, venda e troca de mercadorias e serviços, considerando diferentes estratégias de cálculo, inclusive com o uso da calculadora.
Objetivo Geral: Fortalecer as habilidades de cálculo e promover a aplicação prática dos conceitos numéricos.
Objetivos Específicos: Relacionar as operações matemáticas com a prática da comercialização dos artesanatos indígenas;
Identificar a relação da matemática financeira na vida cotidiana dos indígenas.
Conteúdos: Relação das operações matemáticas com o artesanato indígena; Matemática financeira na comercialização dos produtos.
Metodologia: Apresentação mais detalhada das relações das operações com o artesanato; Discussão sobre a importância da matemática financeira na vida cotidiana.
Recursos: Quadro, apagador, datashow.
Conteúdo: Atividades de Fixação
Habilidade BNCC: EF02MA14- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, envolvendo diferentes significados das operações, utilizando estratégias e registros pessoais.
Objetivo Geral: Consolidar o entendimento dos conceitos numéricos por meio de atividades práticas.
Objetivos Específicos: Realizar atividades de fixação relacionadas às operações básicas e à vida cotidiana dos indígenas.
Conteúdos: Exercícios de fixação sobre números naturais e operações básicas; Aplicação prática dos conceitos em situações do cotidiano dos indígenas.
Metodologia: Realização de atividades práticas voltadas para a vida cotidiana dos alunos na aldeia.
Recursos: Quadro, apagador, lápis.
Conteúdo: Revisão e Encerramento
Habilidade BNCC: EF01MA16- Resolver e elaborar problemas envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como o cálculo mental e a decomposição, e recursos como materiais manipuláveis e desenhos.
Objetivo Geral: Revisar os conceitos abordados e encerrar a sequência didática.
Objetivos Específicos: Revisar os conceitos de números naturais, identificação, representação, comparação, ordenação e operações básicas;
Encerrar a sequência didática com uma recapitulação dos aprendizados.
Conteúdos: Revisão dos conceitos abordados ao longo das aulas.
Metodologia: Recapitulação dos conceitos aprendidos; Discussão sobre a importância dos conceitos numéricos na vida cotidiana.
Recursos: Quadro, apagador, lápis.