Construir sequências por meio da confecção de pulseiras e colares de miçangas
Tempo programado: A sequência didática prevista para 3 aulas
Habilidades da BNCC contempladas: EF03MA03, EF03MA05, EF03MA06.
A sequência didática prevista contempla diversas habilidades da BNCC relacionadas à Matemática, especificamente no contexto de reconhecimento e análise de padrões em sequências numéricas e figurativas. O tempo de execução total é de três aulas.
Conteúdo: Introdução ao Conceito de Sequências
Habilidade BNCC: EF03MA03- Reconhecer, comparar e ordenar números naturais pela compreensão do valor posicional de seus algarismos e realizar sequências numéricas.
Objetivo Geral: Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa.
Objetivos Específicos: Apresentar a ideia do que é uma sequência;
Associar a presença de sequências no cotidiano.
Conteúdos: Conceito de sequência;
Identificação de padrões em sequências.
Metodologia: Aula expositiva sobre o conceito de sequências; Discussão sobre a presença de sequências no cotidiano.
Recursos: Quadro, lápis, apagador, datashow.
Conteúdo:Atividade Prática de Confecção de Pulseiras e Colares
Habilidade BNCC: EF03MA05- Identificar, descrever e estender regularidades em sequências, utilizando padrões numéricos e figurativos.
Objetivo Geral: Investigar o padrão de uma sequência figurativa por meio da confecção de pulseiras e colares.
Objetivos Específicos: Identificar o padrão dos desenhos em peças de miçangas; Reproduzir o padrão nas próximas figuras a serem feitas nas peças.
Conteúdos: Identificação de padrões em sequências figurativas.
Metodologia: Atividade prática de confecção de pulseiras e colares; Observação e identificação do padrão dos desenhos.
Recursos: Quadro, miçangas, fios de nylon.
Conteúdo: Análise do Desempenho e Atividade de Fixação
Habilidade BNCC: EF03MA06- Formular e testar hipóteses sobre regularidades em sequências numéricas e não numéricas.
Objetivo Geral: Expressar a regularidade observada em uma sequência.
Objetivos Específicos: Analisar o desempenho dos alunos na identificação de padrões;
Realizar uma atividade de fixação na lousa.
Conteúdos: Expressão da regularidade observada em sequências;
Análise do desempenho dos alunos.
Metodologia: Análise do desempenho dos alunos; Atividade de fixação na lousa.
Recursos: Quadro, lápis, apagador.