Algebra-6º ano

Construir sequências por meio da confecção de pulseiras e colares de miçangas

Tempo programado: A sequência didática prevista para 3 aulas

Habilidades da BNCC contempladas:  EF03MA03, EF03MA05, EF03MA06.

A sequência didática prevista contempla diversas habilidades da BNCC relacionadas à Matemática, especificamente no contexto de reconhecimento e análise de padrões em sequências numéricas e figurativas. O tempo de execução total é de três aulas.

Conteúdo: Introdução ao Conceito de Sequências

Habilidade BNCC: EF03MA03- Reconhecer, comparar e ordenar números naturais pela compreensão do valor posicional de seus algarismos e realizar sequências numéricas.

Objetivo Geral: Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa.

Objetivos Específicos: Apresentar a ideia do que é uma sequência;

Associar a presença de sequências no cotidiano.

Conteúdos: Conceito de sequência;

Identificação de padrões em sequências.

Metodologia: Aula expositiva sobre o conceito de sequências; Discussão sobre a presença de sequências no cotidiano.

Recursos: Quadro, lápis, apagador, datashow.

Conteúdo:Atividade Prática de Confecção de Pulseiras e Colares

Habilidade BNCC: EF03MA05- Identificar, descrever e estender regularidades em sequências, utilizando padrões numéricos e figurativos.

Objetivo Geral: Investigar o padrão de uma sequência figurativa por meio da confecção de pulseiras e colares.

Objetivos Específicos: Identificar o padrão dos desenhos em peças de miçangas; Reproduzir o padrão nas próximas figuras a serem feitas nas peças.

Conteúdos: Identificação de padrões em sequências figurativas.

Metodologia: Atividade prática de confecção de pulseiras e colares; Observação e identificação do padrão dos desenhos.

Recursos: Quadro, miçangas, fios de nylon.

Conteúdo: Análise do Desempenho e Atividade de Fixação

Habilidade BNCC: EF03MA06- Formular e testar hipóteses sobre regularidades em sequências numéricas e não numéricas.

Objetivo Geral: Expressar a regularidade observada em uma sequência.

Objetivos Específicos: Analisar o desempenho dos alunos na identificação de padrões;

Realizar uma atividade de fixação na lousa.

Conteúdos: Expressão da regularidade observada em sequências;

Análise do desempenho dos alunos.

Metodologia: Análise do desempenho dos alunos; Atividade de fixação na lousa.

Recursos: Quadro, lápis, apagador.

© 2024 Kaio Matias. Todos os direitos reservados.
Design por Rebeca Taynara.